X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

7 maiores dúvidas sobre a fertilidade da mulher

05/12/2017

A fertilidade feminina é um mistério para muitas pessoas devido à individualidade de cada mulher. Cada organismo é único e por isso cada mulher tem seu tempo certo para engravidar. Mas para esclarecer as maiores dúvidas sobre a fertilidade feminina, respondemos as 7 perguntas mais frequentes sobre o assunto. Veja abaixo e fique por dentro do assunto:

1. O que é ovulação, quando acontece e por que é tão importante?
A ovulação é a liberação de um óvulo pelo ovário que ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Os 5 dias anteriores e o dia da ovulação são os mais férteis de uma mulher. É importante compreender a fertilidade feminina porque muitos casais tentam engravidar no momento errado. Saber o que é a ovulação e quando ela ocorre é essencial para aqueles que sonham com uma gravidez.
Os óvulos ficam armazenados nos ovários. Na primeira parte do seu ciclo menstrual, um desses óvulos é preparado para ser liberado para fecundação. Para isso, o corpo da mulher passa a produzir quantidades mais altas do hormônio luteinizante (LH). A liberação do óvulo pelo ovário é o que chamamos de ovulação e ela ocorre 24 a 48 horas após o aumento do LH. O óvulo sobrevive até 24 horas depois da ovulação no organismo da mulher. Esse é o momento em que ele pode ser fecundado. Se ele não for, o corpo feminino começa a liberação do revestimento do útero, culminando na menstruação 14 dias depois. Mas, por mais que um óvulo sobreviva apenas 24 horas no corpo da mulher, um espermatozoide pode sobreviver até 5 dias. Sendo assim, existem 6 dias que são os mais férteis para o casal e neles as chances de engravidar são maiores.

2. Quais são os dias mais e menos férteis de uma mulher?
Os dias mais férteis de uma mulher são o dia da ovulação e os 5 dias anteriores. Esse período específico do ciclo menstrual é chamado de período fértil, sendo o dia da ovulação chamado de dia fértil. Esses são os dias que um casal tem altas chances de engravidar. Fora desse período, suas chances de engravidar são baixas.

3. Quais as diferenças entre a ovulação e os dias férteis?
A ovulação é o processo de liberação do óvulo pelo ovário dentro do sistema reprodutivo. Isso ocorre 14 dias antes da próxima menstruação da mulher. Já os dias férteis são o dia da ovulação e os 5 dias antes, quando as chances de se engravidar são maiores, devido ao fato de que o esperma pode sobreviver por vários dias no corpo da mulher.

4. Por que preciso saber qual a duração do meu ciclo menstrual?
O dia da ovulação varia de acordo com o ciclo menstrual, por isso, para saber o dia da sua ovulação é imprescindível saber a duração do seu ciclo. Um ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e termina no dia anterior à próxima. Pode ser que em um mês seu ciclo seja maior ou menor do que o outro, o que é bastante comum. Também é possível que seu ciclo seja maior ou menor do que de outras mulheres que você conhece. A fertilidade feminina é bastante individual e em alguns casos oscilante, por tanto, conhecer seu próprio corpo é a melhor maneira de aumentar suas chances de engravidar.

5. Como eu sei quando estou fértil?
O jeito mais rápido, fácil e preciso de saber se você está fértil é utilizando um teste de ovulação. Esse teste, vendido em farmácias, detecta o aumento do hormônio luteinizante (LH) no corpo da mulher com antecedência de 24 a 48 horas. Com essa informação, você pode ter relações sexuais no momento certo e pode aumentar até 80% suas chances de engravidar naturalmente.

6. A pílula anticoncepcional afeta a fertilidade feminina?
Não, ela não afeta de nenhuma forma, apesar de que inicialmente seu ciclo menstrual possa desregular. Isso é corriqueiro e passageiro, podendo durar por até 2 ciclos menstruais. Após isso, você menstruará como de costume do seu organismo e assim poderá monitorar seu ciclo, dia e período fértil.

7. Quais são as chances de engravidar nos dias férteis?
Isso irá variar de acordo com o ciclo da mulher, a idade do casal, a saúde de cada um e o seu estilo de vida. Mas estudos apontam que existem mais de 30% de chance de conceber no dia da ovulação. Dentro do período fértil, as chances variam de 10% a 30%, sendo maiores quando mais próximo do dia fértil.

 


Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Calculadora da ovulação: Funciona?
Dá pra escolher o sexo do bebê?
Preparando-se para a gravidez: 7 cuidados que o casal deve ter antes da gestação

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados: