X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

O que é um ciclo menstrual?

19/07/2017

Por mais simples que pareça ser, essa é uma dúvida bastante comum entre as mulheres. E sabe porque essa dúvida existe? Porque a maioria das mulheres confunde o ciclo menstrual com o período menstrual – que são aqueles dias onde ocorre o sangramento. 

Na verdade, o ciclo menstrual é todo período que começa no primeiro dia da menstruação e dura até o dia anterior à próxima. Geralmente esse período dura 28 dias, mas isso não é uma regra. Há mulheres com ciclos menstruais mais curtos e outras com períodos mais longos. É normal que o ciclo varie entre 25 e 35 dias de mulher para mulher, mas quando ocorrem ciclos menores ou maiores que esses, é um indicativo de algum problema de saúde como ovários policísticos ou disfunções na tireoide. 

Quando um ciclo é regular, ele sempre tem o mesmo período de tempo dentre uma menstruação e outra. Ou seja, de 28 em 28 dias, ou de 35 em 35 dias. Bem, aqui já deu para perceber um detalhe: sua menstruação não virá sempre no mesmo dia do mês. Os meses duram 28, 30 ou 31 dias, então é impossível que num ciclo regular a menstruação venha sempre no dia 15, por exemplo.

Se não há como fixar um dia no calendário para início da sua menstruação, então é importante que você fique atenta e marque as datas do começo e fim dela. Isso vai te ajudar a perceber a regularidade do seu ciclo e do seu período menstrual, o que irá te ajudar nas tentativas para ter um bebê e também para fazer os testes de ovulação e de gravidez. Esses testes quantificam os níveis de hormônios em determinados períodos do seu ciclo, e fazê-los antes ou depois pode interferir no resultado. 

Na verdade, marcar as datas é a única forma de descobrir quantos dias dura seu ciclo menstrual e se todos os meses ele acontece no mesmo intervalo de tempo. Com essas datas anotadas mensalmente, você conseguirá estimar o período da sua ovulação e também quando irá menstruar. Mas fique atenta: se em um mês você menstruou no 28º dia e no mês seguinte foi no 30º, o seu ciclo é irregular. Mesmo que seja 1, 2 ou 3 dias de diferença, o que parece pouco, já se torna impossível acertar as datas da sua ovulação e da sua próxima menstruação. 

Outra coisa que pode ocorrer é a ausência de sangramento por vários meses. Isso é um indicativo de que algo em seu organismo não está bem regulado, o que bagunça seu ciclo menstrual. A menstruação representa a fertilidade da vida da mulher, que inicia na adolescência e dura até a menopausa. Quando não existe sangramento, significa que não existiu ovulação (possibilidade de gravidez). Nesses casos, é importante consultar um médico e fazer exames em busca da causa dessa anovulação. 

Mas independente da regularidade ou quantidade de dias do seu ciclo, ele sempre possui 3 fases: folicular, ovulatória e lútea. Essas fases ocorrem de acordo com os níveis hormonais no corpo da mulher. 

A fase folicular começa no primeiro dia do sangramento menstrual e dura em torno de 12 dias. Nessa fase, o corpo da mulher produz mais hormônio folículo estimulante (FSH) a fim de amadurecer os óvulos. Assim, o ovário passa a produzir maiores quantidades de estrogênio, responsável por tornar o revestimento do útero pronto para uma gestação. 

Na fase ovulatória, os níveis de estrogênio continuam aumentando e por isso o corpo começa a produzir o hormônio luteinizante (LH), que é responsável pela ovulação. O LH é que estimula o ovário a liberar o óvulo mais maduro, a fim de que esse seja possivelmente fecundado. Normalmente, o óvulo sobrevive por 24 horas fora do ovário e, para que ocorra a concepção, ele deve ter contato com um espermatozoide nessas horas. Como os espermatozoides sobrevivem até 5 dias no corpo da mulher, é possível que se engravide mesmo tendo relações sexuais antes do dia sua ovulação. É devido a isso que o melhor momento de tentar engravidar é durante o período fértil feminino.

A última fase do ciclo menstrual da mulher é a lútea. Ela acontece, em geral, nos últimos 12 dias do ciclo e é quando o folículo começa a produzir progesterona em maior quantidade. O aumento da progesterona prepara o endométrio (revestimento do útero) para uma gravidez. Além disso, também existe um aumento na produção de estrogênio, o que causa sensibilidade nos seios, mudança de humor e inchaço. 

Quando a fecundação não acontece, o folículo se encolhe dentro do ovário e assim os níveis de estrogênio e progesterona vão diminuindo, até que o revestimento do útero seja eliminado, dando início à menstruação e ao próximo ciclo menstrual. 

Mas, quando existe a fecundação, o óvulo fica grudado nas paredes do útero e o corpo começa a produzir o hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG). É esse hormônio que mantém o folículo produzindo estrogênio e progesterona para manter o revestimento do útero até a formação da placenta. 

Para entender melhor cada fase do ciclo menstrual feminino, veja a imagem abaixo:

 

 

Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

É verdade que os óvulos envelhecem?
Como os fitoterápicos ajudam nos sintomas da TPM
Teste de gravidez de farmácia: Quando e como fazer?

ÚLTIMAS