X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Calculadora de ovulação: Funciona?

06/10/2016

Muitas mulheres já ouviram falar da calculadora de ovulação para descobrir seu fértil, mas será que ela realmente funciona?

Calcular o dia da ovulação a partir das datas da menstruação é uma das maneiras que as mulheres tentam descobrir seu período fértil. Esse cálculo é baseado no fato de que todas as mulheres ovulam exatamente 14 dias antes da sua próxima menstruação. A liberação do óvulo pelo organismo altera os níveis hormonais femininos e, consequentemente, faz com que a menstruação ocorra 2 semanas depois.

Com isso, podemos imaginar que, para saber exatamente o dia da liberação do óvulo, basta observar as datas da menstruação e fazer as contas. Porém, a grande questão desse método é que pouquíssimas mulheres possuem um ciclo menstrual totalmente regular – ou seja, com um intervalo de dias entre as menstruações exatamente igual todos os meses. Na verdade, o intervalo entre os ciclos de cada mulher pode variar para mais ou menos dias (mesmo que seja 1 ou 2) a cada período. Apesar de parecer uma pequena diferença de poucos dias, a matemática do corpo da mulher é muito precisa. Apenas 1 óvulo é liberado pelo organismo e tem uma vida de 24 horas - é neste momento que pode acontecer a concepção. Se o óvulo não for fecundado, a mulher terá que aguardar sua próxima ovulação para uma nova tentativa.

De fato, a calculadora da ovulação ajuda a estimar o período fértil da mulher, mas dificilmente irá precisar o dia da ovulação. Se os ciclos de uma mulher forem muito irregulares, com diferença de muitos dias ou meses entre as menstruações, não é adequado que ela se baseie nestes cálculos para detectar seu período fértil. Algumas mulheres, especialmente as que possuem algum problema de fertilidade, não ovulam todos os meses, o que torna ainda mais difícil estimar a data aproximada da ovulação pela contagem dos dias.

Na prática, a melhor forma de identificar o período fértil é a dosagem do hormônio luteinizante (LH), que eleva seus níveis 24 a 48 horas antes da ovulação. Os testes de ovulação, comprados em farmácias ou pela internet, detectam na urina os picos de LH pré-ovulatórios e assim datam precisamente o dia fértil daquele ciclo. Com isso, a mulher pode saber exatamente o dia da liberação do seu óvulo e aumentar suas chances de ter uma concepção.

Confira abaixo o vídeo do teste Confirme Fertilidade e entenda como você pode detectar o dia da sua ovulação com antecedência de 24 a 48 horas:

  


Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Como identificar o dia da sua ovulação e seu período fértil
Com que frequência devo fazer sexo para engravidar?
Dá pra escolher o sexo do bebê?

ÚLTIMAS