X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Como identificar o dia da sua ovulação e seu período fértil

22/08/2016

Muitas mulheres estão tentando realizar seu sonho de ter um bebê. Como sabemos, para que isso ocorra é necessário que o espermatozoide do homem encontre o óvulo da mulher para fecundá-lo. Mas, diferente do homem, a mulher não está fértil todos os dias. Na verdade, ela só pode engravidar uma vez ao mês, quando o ovário libera um único óvulo, que fica disponível cerca de 24 horas. Se nestas horas ele não for fecundado, será degenerado pelo organismo.

A boa notícia é que, diferente do óvulo, os espermatozoides são mais resistentes, tendo uma vida de 3 a 7 dias. Por conta disso, as maiores chances de fecundação ocorrem quando a relação sexual acontece entre 24 e 48 horas antes da ovulação.

Ao fazer as contas, considerando a vida do óvulo e dos espermatozoides, pode-se estimar um período do mês que é ideal para engravidar - o período fértil. Ele ocorre 6 dias antes e 1 dia após a ovulação, totalizando uma semana onde há chances de ocorrer uma gravidez.

Existem diversas maneiras para tentar estimar o dia da ovulação, sabendo que ela ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Mas, por este cálculo depender desta data, e a maioria das mulheres ter um ciclo menstrual irregular, é bastante difícil saber exatamente o dia da ovulação. Afinal, a mulher que possui um ciclo irregular pode ter num mês o intervalo entre as menstruações de 28 dias, e no outro um intervalo de 30 dias. Assim, o dia da liberação do óvulo muda todos os meses.

Na prática, a melhor forma de identificar o período fértil é a dosagem do hormônio luteinizante (LH), que eleva seus níveis 24 a 48 horas antes da ovulação. Os testes de ovulação, comprados em farmácias ou pela internet, detectam na urina os picos de LH pré-ovulatórios. Sabendo com antecedência o dia da ovulação, é possível ter relações sexuais nas datas mais férteis para o casal.

Se você está tentando engravidar, o ideal é fazer sexo em dias alternados durante o período fértil da mulher, visto que este intervalo entre as relações sexuais é necessário para que a quantidade e a qualidade dos espermatozoides sejam restabelecidas no homem. Outra dica, para quem tem um planejamento familiar, é que se pode aumentar as chances de ter uma menina ou um menino escolhendo o dia da relação sexual de acordo com o dia da ovulação. 



Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Como fazer seu teste de ovulação
Calculadora de ovulação: funciona?
7 dicas para aumentar a fertilidade feminina e masculina

ÚLTIMAS