X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

É possível engravidar com ciclos menstruais irregulares?

07/12/2016

Muitos fatores contribuem para a fertilidade feminina, sendo um deles a ovulação regular. A irregularidade na menstruação, que pode ser causada por diversos fatores, é responsável por 30% dos problemas de infertilidade feminina.

Um ciclo menstrual irregular é aquele em que a duração e o intervalo de dias nas menstruações são diferentes todos os meses. Por exemplo: se em um mês sua menstruação dura 4 dias e no outro dura 6, seu ciclo é irregular. Também, se você espera 21 dias para a próxima menstruação num mês e no outro 23, sua menstruação não é regular.

Muitas mulheres que possuem essa irregularidade tem dúvidas de como engravidar. O maior desafio desse quadro é que se torna difícil prever o dia exato da ovulação. Outro problema da irregularidade no ciclo é que os atrasos menstruais nem sempre serão um indicativo de gravidez.

Porém, ter um ciclo irregular não significa que você é estéril. Você provavelmente terá maior dificuldade para engravidar, mas a gravidez é possível. Como em ciclos irregulares a ovulação não pode ser calculada, você poderá realizar um teste e saber com antecedência seu dia fértil. Assim, suas chances de concepção serão maiores e a gravidez poderá ocorrer de forma mais rápida.

Como o atraso menstrual pode confundir-se com um sintoma de gravidez, é importante que você esteja atenta a outros sinais, tais como o surgimento de náuseas ou aumento dos seios. Caso suspeite de uma gravidez, realize um teste para confirmar.

Somente em alguns casos a irregularidade no ciclo é causada pela ausência da ovulação. Isso acontece quando você não menstrua mensalmente. Neste caso, é importante que você procure um ginecologista para descobrir a origem de sua anovulação e, assim, possa tomar as medidas necessárias para regularizar seu ciclo. Com isso, suas chances de engravidar aumentarão.

 


Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Conheça os principais fatores da infertilidade feminina
Por que a endometriose pode causar infertilidade?
Quando procurar ajuda para engravidar?

ÚLTIMAS