X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

O que é ovulação e quando ela acontece?

12/09/2017

A ovulação nada mais é do que o processo de liberação de um óvulo pelo organismo da mulher. Esse é um processo que ocorre a cada ciclo menstrual através de alterações hormonais próprias do corpo feminino. O corpo da mulher eleva o hormônio luteinizante (LH) para estimular o ovário a liberar um óvulo de sua reserva. Assim, normalmente a ovulação ocorre 24 a 48 horas após o aumento desse hormônio.

Em geral, o ovário libera 1 óvulo por ciclo menstrual de uma mulher. Porém, é possível que se ovule 2 vezes no mesmo ciclo, ao mesmo tempo, o que ocasiona a concepção de gêmeos não idênticos. Isso é mais comum em mulheres com mais de 35 anos, sendo esse o motivo pelo qual as mulheres mais velhas têm mais gêmeos.

Uma mulher só pode engravidar se esse óvulo liberado por fecundado em até 24 horas. Após esse tempo, o óvulo é descartado pelo organismo e 14 dias depois ocorre a menstruação. Portanto, quando estão sendo feitas tentativas para engravidar, é imprescindível saber o dia da ovulação.

A cada ciclo menstrual, os dias mais férteis de uma mulher são o dia da ovulação e o dia anterior. Esses dois dias são o pico da fertilidade feminina, conhecidos como “janela da fertilidade”. Mas, embora a janela da fertilidade feminina seja de 48 horas, um espermatozoide consegue sobreviver por até 5 dias no corpo de uma mulher. Por causa disso, é possível estimar um período durante o ciclo menstrual onde o casal tem mais chances de engravidar: o período fértil. Esses dias férteis são os mais propícios para ocorrer uma concepção, se o casal tiver relações sexuais sem uso de nenhum método contraceptivo. Só é possível estimar o período fértil quando se detecta o dia da ovulação da mulher.

Muitas mulheres pensam que ovulam 14 dias após a menstruação, mas isso é apenas uma média na população. A ovulação ocorre em dias diferentes para cada mulher. Cada pessoa é diferente e não é possível confiar na média da população para entender sua própria fertilidade. Algumas mulheres têm ciclos curtos de 25 dias, outras ciclos mais longos de 35. Por isso, a melhor forma de acompanhar e entender seu ciclo é realizando um teste de ovulação, que prevê com antecedência de 2 dias quando será sua ovulação.

Há também casos de mulheres que não ovulam regularmente. Seus ciclos duram mais que 35 dias, o que indica a inconsistência ou inexistência de ovulação para elas. A maioria desses casos é devido à Síndrome dos Ovários Policísticos, conhecida como SOP. Essa doença acompanha a mulher desde o seu nascimento e faz, dentre outras coisas, que a mulher não libere um óvulo de forma regular e constante. Outros casos de anovulação podem estar ligados ao hipotireoidismo e a hiperprolactinemia. Em qualquer uma dessas situações, o médico deve ser procurado. Todas essas condições possuem tratamento e devem ser acompanhadas.

Sobre a quantidade de óvulos que uma mulher possuí, é importante lembrar que ela é determinada em seu nascimento. Diferente dos espermatozoides nos homens, os óvulos não são produzidos regularmente pelo organismo da mulher. Na verdade, ela já nasce com uma reserva ovariana para o resto da sua vida. Quando uma mulher começa a menstruar, ela tem cerca de 500 mil óvulos e, dentre esses, apenas 500 serão maturados ao longo da sua vida. Da enorme quantidade de óvulos que cada mulher possuí, ela ovulará cerca de 500 vezes. O que ocorre é que todo mês cerca de mil óvulos irão morrer, até que se esgote a reserva ovariana. É por causa disso que uma mulher é mais fértil entre os 20 e 30 anos, e que aos 35 sua fertilidade começa a diminuir. Em torno dos 50 anos, a maioria das mulheres irá passar pela menopausa, que nada mais é que a última menstruação de uma pessoa, o que marcar o fim da sua fertilidade.

Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Calculadora da ovulação: Funciona?
Como identificar o dia da sua ovulação e seu período fértil
Quando devo fazer o teste de ovulação?

ÚLTIMAS