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Saúde no 2º trimestre da gravidez: Hora de reforçar sua alimentação

08/07/2016

Nas últimas postagens, estamos falando sobre a saúde na gravidez. Você já conferiu os principais cuidados com a alimentação, a prática de exercícios físicos e as doenças que precisam de atenção no primeiro trimestre? 

Agora, vamos começar a ver os cuidados para o segundo semestre, fase de crescimento do bebê, onde a barriguinha da mamãe começa a aparecer. Costuma ser um trimestre muito tranquilo para a gestante, visto que os enjoos e cansaços dos primeiros meses passaram e a barriga não está grande demais. É nesta fase que o bebê se mexe pela primeira vez e o ultrassom morfológico é realizado, revelando o sexo do bebê.

 Nesta fase, recomenda-se que a ingestão de 300 a mais por dia, sendo sugerido que se façam 5 a 6 refeições diárias, aumentando a quantidade de fibras e caprichando na hidratação. Nos três primeiros meses, os médicos costumam receitar a suplementação de ácido fólico. Mas, assim que os enjoos melhoram no segundo trimestre, os médicos normalmente orientam uma suplementação vitamínica específica para a gestante.

 Dentre os minerais e vitaminas importantes para o segundo trimestre está o ferro, essencial para evitar a anemia. Devido ao aumento da frequência cardíaca e do volume de sangue em 10% a 15% na gestante, uma dieta com mais líquidos e ferro é fundamental. O ferro é primordial para garantir a formação das células no organismo humano, sendo assim necessário tanto para a gestante quanto para o o crescimento normal do feto. Ele é encontrado no fígado, nas carnes vermelhas, aves, peixes, lentilha, feijão, grão-de-bico, tofu, espinafre, uvas-passas e leite.

Também neste período, aumenta a necessidade de proteína devido ao crescimento do bebê e  dos seios e útero da mamãe. As proteínas são importantes porque seus aminoácidos estão presentes nas composição das células do corpo. É essencial consumir doses compatíveis de proteína durante toda a gestação, reforçando-a em especial a partir do segundo trimestre, pois é quando o bebê cresce mais rapidamente. Entre as principais fontes de proteínas estão as carnes vermelhas, aves, peixes, ovos, leite e laticínios. 

A necessidade de cálcio também aumenta no segundo trimestre. Ele é fundamental para garantir o bom desenvolvimento dos ossos, dentes, coração, nervos e músculos do bebê, assim como regular seus hormônios e compôr seu sangue. Quando o consumo de cálcio é baixo, o bebê acaba por usar o cálcio depositado nos ossos da mãe, o que prejudica a saúde da gestante. Então, é necessário reforçar sua ingestão, comendo laticínios, carne, grãos, gergelim e vegetais verde escuros - alimentos ricos em cálcio.

É sempre bom que a gestante mantenha bons hábitos alimentares durante toda gravidez e amamentação, cabendo ao médico entender suas necessidades específicas para uma possível suplementação alimentar. Uma alimentação diversificada ajuda a mamãe a consumir tudo o que  precisa para se manter saudável. Cuidar-se durante toda gestação é cuidar do seu bebê e garantir a ele um bom desenvolvimento e nascimento.

 


Quer saber mais? Acompanhe os temas sobre saúde na gravidez:

1º trimestre
Cuide bem da sua alimentação
Posso praticar exercícios físicos?
Doenças que precisam de atenção

2º trimestre
Que exames devo fazer?
Faça atividades com amigas e a dois

3º trimestre
Nutrientes para o parto
O que muda no seu corpo
Exames que antecedem o parto

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