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Saúde no 3º trimestre da gravidez: Nutrientes para o parto

19/07/2016

Já começamos a falar aqui no Blog Confirme sobre a saúde durante a gravidez. Abordamos temas relacionados ao primeiro e segundo trimestre de gravidez.

Agora chegou a vez de pensar nos preparativos para chegada do bebê! Alguns pais estão focados nos primeiros cuidados com o bebê, comprando o enxoval e montando o quartinho. Outros estão analisando qual tipo de parto vão fazer e participando de um curso de preparação para o mesmo. Ainda, tem os papais que eternizam este momento com fotos do barrigão e curtem com a família a etapa final da gravidez. Afinal, daqui algumas semanas, haverá uma pequena criança que mudará a vida de todos.

O terceiro trimestre acontece da 27ª semana de gestação em diante e parece ser o mais longo, devido ao cansaço e ao tamanho da barriga da gestante. Como este período costuma ser cansativo, são recomendadas combinações alimentares que proporcionam uma verdadeira recarga energética. Os carboidratos não refinados, tais como arroz, cereais e pães integrais, garantem a energia que a mamãe precisa. Já por conta da barriga maior, a digestão fica mais difícil e os inchaços mais aparentes. Por isso, outra indicação é a ingestão de fibras e líquidos, alimentos que evitam dois problemas comuns desta fase: a prisão de ventre e as hemorragias. Manter o corpo hidratado ajuda também a controlar os inchaços. Outra dica para melhorar a digestão nessa fase é evitar frituras e alimentos gordurosos.

O ganho de peso é maior que nas demais fases devido ao crescimento do bebê, por isso a indicação é que sejam feitas várias refeições ao dia, mas que se coma pouco. Este é o período em que a mulher sente mais fome, porém logo que come, sente-se satisfeita. Assim, um dieta nutritiva é o destaque dos menus no terceiro trimestre. É importante que a mulher ingira cálcio e ferro, já que o bebê acaba absorvendo estes nutrientes em grandes quantidades para seu crescimento. O cálcio pode ser consumido com a ingestão de grãos, vegetais verdes-escuros e laticínios. Já os alimentos ricos em ferro (carnes vermelhas, aves, peixes, feijão, espinafre) devem ser consumidos associados a vitamina C (laranja, acerola, abacaxi, morango, couve, couve-flor) para melhor absorção pelo organismo.



Quer saber mais? Acompanhe os temas sobre saúde na gravidez:

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Cuide bem da sua alimentação
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Doenças que precisam de atenção

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Hora de reforçar sua alimentação
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Faça atividades com amigas e a dois

3º trimestre
O que muda no seu corpo
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