X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Saúde no 1º trimestre da gravidez: Doenças que precisam de atenção

05/07/2016

Nas últimas postagens, começamos abordar questões relacionadas a saúde no primeiro trimestre da gravidez. Você já conferiu os principais cuidados com a alimentação e a prática de exercícios físicos nessa fase?

Falando mais sobre as 13 primeiras semanas da gestação, existe a importância de imunizar e prevenir a mamãe contra doenças. Deve-se lavar muito bem as frutas e verduras e não ingerir carnes cruas para evitar a toxoplasmose. Também, deve ser feita a imunização contra rubéola e hepatite B. Os cuidados quanto a citomegalovirose, o zica vírus e a gripe H1N1 também devem ser redobrados.

As grávidas diabéticas, hipertensas, asmáticas, anêmicas, que possuem disfunções na tireóide, problemas vasculares ou tendências a engordar devem cuidar-se mais neste período inicial. As gestantes que fazem uso de medicação devem regular ou substituir as doses de seus remédios. As diabéticas, hipertensas e as que possuem disfunções na tireóide devem ser acompanhadas de perto, visto que estas disfunções comprometerem a liberação de hormônios essenciais para o crescimento das células do embrião. Caso você seja diabética ou anêmica, o seu médico provavelmente irá orientar especificamente sua alimentação, podendo também encaminhá-la a um nutricionista. Todos estes cuidados com a saúde devem ser orientados e acompanhados pelo médico, sempre lembrando da importância do pré-natal durante toda gravidez.

Os cuidados nos primeiros meses são muitos e para você ficar bem informada separamos um vídeo. Ele trata de muitos aspectos do primeiro trimestre, inclusive algumas dicas apresentadas aqui no blog. Assista e continue acompanhando nossa série sobre a saúde na gravidez.
 



Quer saber mais? Acompanhe os temas sobre saúde na gravidez:

1º trimestre
Cuide bem da sua alimentação
Posso praticar exercícios físicos?

2º trimestre
Hora de reforçar sua alimentação
Que exames devo fazer?
Faça atividades com amigas e a dois

3º trimestre
Nutrientes para o parto
O que muda no seu corpo
Exames que antecedem o parto

ÚLTIMAS