X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Saúde no 2º trimestre da gravidez: Que exames devo fazer?

11/07/2016

Na última matéria, começamos com as dicas sobre saúde no segundo trimestre da gravidez. Você já conferiu quais nutrientes são importantes na alimentação reforçada dessa fase? 

No segundo trimestre, todo mundo quer saber como vai o bebê: seu crescimento, se será menino ou menina, se está saudável... São muitas expectativas! Mas, nem por isso a mamãe deve se esquecer de acompanhar sua própria saúde. Dentre os muitos exames dessa fase, alguns são específicos para a gestante.

No segundo trimestre, que acontece da 14ª a 26ª semana de gravidez, é quando se faz o ultrassom morfológico. Nele, cada órgão do bebê é medido e analisado, sendo essa a hora de descobrir o sexo do bebê. Essa ultrassonografia mais prolongada pode demorar mais que meia hora e é feita em torno da 20ª semana. Se o médico desconfiar da existência de alguma anormalidade no bebê, ele pode pedir para que a gestante realize mais um ultrassom: o de 3 ou 4 dimensões. Este exame tem a imagem mais detalhada e, por isso, o médico consegue detectar uma série de problemas através dele. Ainda, se a questão for referente ao coração do bebê, ele pedirá uma ecocardiografia fetal. O médico também poderá pedir exames mais específicos, como é o caso da amniocentese - exame que detecta síndromes cromossômicas no bebê, como a síndrome de Down.

Ainda, e provável que a gestante faça exames de sangue, incluindo o de glicemia para constatar uma possível diabetes gestacional. A pressão arterial também será verificada, visto que na 20ª semana é possível o aparecimento da hipertensão gestacional. Fique atenta aos exames e tome os cuidados devidos caso desenvolva alguma dessas doenças. Mas, tanto a diabetes quanto a hipertensão gestacional tendem a resolver-se após algumas semanas do parto. É importante que a gestante não perca nenhum dos exames e aproveite ao máximo a barriguinha que começou a aparecer!



Quer saber mais? Acompanhe os temas sobre saúde na gravidez:

1º trimestre
Cuide bem da sua alimentação
Posso praticar exercícios físicos?
Doenças que precisam de atenção

2º trimestre
Hora de reforçar sua alimentação
Faça atividades com amigas e a dois

3º trimestre
Nutrientes para o parto
O que muda no seu corpo
Exames que antecedem o parto

ÚLTIMAS