X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Saúde no 3º trimestre da gravidez: Exames que antecedem o parto

03/08/2016

Nas últimas postagens aqui no Blog Confirme falamos sobre a saúde na gravidez durante o último trimestre da gravidez. Você já conferiu as dicas sobre a alimentação e sobre os exames desta fase?

Ainda falando no terceiro trimestre, é importante que se realizem alguns exames pré-parto nessa fase. As idas ao médico variam de gestante para gestante, mas o comum é que seja feita uma consulta mensal até o oitavo mês. A partir daí, as consultas passam a ser a cada duas semanas e, depois, semanais.

Durante as consultas de rotina serão pedidos alguns exames específicos do terceiro trimestre, que servem para verificar o desenvolvimento do bebê e se certificar que não haverá problemas durante o parto ou um parto pré-maturo. Alguns exames de rotina, como aferição da pressão arterial e medição da altura da barriga, serão realizados em todas as consultas e irão assegurar que o bebê está se desenvolvendo bem e que não haverá um parto pré-maturo.

Em geral, entre a 32ª e 35º semana de gestação, é realizado um ultrassom obstétrico para observar a circulação do sangue materno para a placenta e desta para o bebê, além do nível do líquido aminiótico e os aspectos específicos do desenvolvimento do bebê (crescimento e posição). E, ainda na 35ª semana, será feito um exame de cultura da secreção vaginal, a fim de previnir infecções neonatais. A cultura do material coletado no colo do útero aponta a presença ou não de estreptococos no canal de parto, a fim de evitar uma contaninação na hora do nascimento ou um parto prematuro.

Alguns exames mais específicos podem ser solicitados pelo médico, como é o caso de exames de urina para verificar infecções, exames para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (como gonorréia e clamídia) e exames de sangue para monitorar a saúde da gestante de modo geral. Dentre os exames específicos, pode ser feita também uma cardiotocografia nos últimos dias, a fim de monitorar as contrações da mulher, e os batimentos cardíacos e movimentos do bebê. Também, poderá ser solicitada um exame chamado “perfil biofísico fetal”. Ele é realizado, quando necessário, a partir da 28ª semana de gestação e avalia o líquido amniótico, os movimentos físicos e respiratórios do bebê e a frequência cardíaca dele também.

Todos estes exames serão solicitados e acompanhados pelo seu médico. Somente ele pode entender quais exames são necessários e acompanhar sua gestação para que tudo ocorra bem até o nascimento do bebê. Por isso, é muito importante que o pré-natal seja feito, a fim de monitorar cada etapa da gravidez e fazer desse momento mais tranquilo.

Os cuidados com a saúde no terceiro trimestre de gravidez são muitos. Para que você tire todas suas dúvidas e conheça melhor esta fase da gestação, separamos um vídeo. Assista e fique bem informada. 




Quer saber mais? Acompanhe os temas sobre saúde na gravidez:

1º trimestre
Cuide bem da sua alimentação
Posso praticar exercícios físicos?
Doenças que precisam de atenção

2º trimestre
Hora de reforçar sua alimentação
Que exames devo fazer?
Faça atividades com amigas e a dois

3º trimestre
Nutrientes para o parto
O que muda no seu corpo

ÚLTIMAS