X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Como exercícios físicos podem ajudar a engravidar

08/03/2018

Todos sabemos que exercícios físicos fazem bem à saúde. Basta observar a vasta gama de estudos científicos, artigos e reportagens que apresentam os benefícios de manter-se ativo que iremos perceber que isso é essencial para um corpo saudável.

Os exercícios físicos reduzem as taxas de colesterol ruim, a pressão arterial e os riscos de desenvolver um infarto agudo, um acidente vascular cerebral, câncer, obesidade e diabetes. Porém, além desses benefícios, se exercitar também pode ajudar – e muito – aqueles casais que desejam engravidar.

Um estudo recente realizado nos Estados Unidos revelou que mulheres mais ativas eram muito mais propensas a engravidar quando realizavam tratamentos de fertilização in vitro.

Que ótima notícia, não é? E a melhor parte é que para ser ativa não é necessário malhar por horas; atividades diárias, como limpeza da casa e caminhadas, já contribuem para saúde do seu corpo.

Na pesquisa feita, as mulheres foram convidadas a responder se desenvolviam alguma atividade para permanecerem ativas - trabalhos domésticos, caminhas ou pratica de esportes. E o resultado foi surpreendente: as que mantinham exercícios físicos em suas rotinas tinham 3 vezes mais chances de engravidar.

As razões para esse resultado tão positivo são explicadas por diversos fatores:

- Para se exercitar ou trabalhar de forma eficiente, todos os sistemas do corpo têm que atuar juntos – coração, pulmões, rins, fígado, sangue, cérebro e hormônios. Por isso, o exercício é tido como um regularizador do organismo. Com esse equilíbrio interno, os órgãos reprodutores também tiram proveito dos exercícios.

- É comprovado cientificamente que os exercícios amenizam a ansiedade e a depressão, proporcionando um bom sono, sendo que tudo isso contribui para a concepção.

- Mas, dentre todos os benefícios identificados pelos especialistas, o principal apontado no estudo é a regularização dos níveis de insulina. Em níveis muito altos, a insulina compromete a ovulação – como é no caso das mulheres com síndrome de ovários policísticos. Ter os níveis de insulina normalizados pela prática de exercícios contribuí fortemente para que uma gravidez venha ocorrer.

Recomenda-se, portanto, que um casal que busca uma gestação inicie alguma atividade física antes mesmo de começarem as tentativas. Para isso, optar por fazer uma caminhada, subir as escadas de casa ou ir de bicicleta para o trabalho são exercícios válidos e possíveis de adaptar dentro de uma rotina. Essas pequenas mudanças podem gerar um impacto muito positivo!

E se você realmente se empolgou com os resultados dessa pesquisa, não hesite em se inscrever em alguma modalidade física, como musculação, natação, pilates ou algum esporte de sua preferência. Com certeza, você obterá resultados ainda mais satisfatórios. Com isso, você, seu parceiro e seu bebê serão pessoas mais saudáveis e felizes. 



Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados: