X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Qual a relação da menopausa com a celulite?

21/11/2016

menopausa, ou simplesmente o fim das menstruações, é um processo natural que ocorre na vida da mulher. A idade média em que as mulheres atingem a menopausa é de 50 anos, mas ela pode ocorrer entre 45 e 55 anos.

Na menopausa, existe a diminuição do estrogênio e da progesterona. O estrogênio é um dos hormônios responsáveis por organizar o tecido adiposo e dérmico e a progesterona tem um efeito relaxante sobre fibras e músculos. Considera-se que desequilíbrios hormonais são uma das causas principais para o aparecimento da celulite.

Um estudo publicado na revista Prz Menopauzalny, por um grupo de pesquisa da Universidade da Polônia, demonstrou que o desequilíbrio de estrogênio nas mulheres dificulta o processo de lipólise e aumenta a lipogênese. Esses dois contribuem para diminuição da microcirculação, e assim, ocorre o acúmulo de líquido e inchaço que causam a celulite. Já quando a progesterona está baixa pode provocar alterações funcionais desvantajosas para a microcirculação, por causa da lentidão no fluxo de sangue e aumento da viscosidade do mesmo. 

Ambos fatores são importantes na predisposição do desenvolvimento da celulite. Mas, além das questões relacionadas aos hormônios, os maus hábitos alimentares, a baixa atividade física e estilo de vida sedentário, o cigarro, as roupas muito justas são fatores que influenciam no aparecimento da celulite.

Se você está menopausada e preocupa-se com o aumento da celulite, fique atenta às questões hormonais envolvidas. Mas além disso, procure alimentar-se bem, praticar alguma atividade física, não fumar e usar roupas adequadas, o que trará melhoras na aparência da pele.

 



Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Como identificar a chegada da menopausa
Benefícios do ômega 3 para os sintomas da menopausa

ÚLTIMAS