X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Como identificar a chegada da menopausa

23/06/2016

Você sabia que, na verdade, a menopausa é a última menstruação de uma mulher? Muitas pessoas acreditam que a menopausa abrange o período de climatério (fase antes e após a menopausa que apresenta sintomas) e também a pós-menopausa (fase após a última menstruação). Por isso dizem: “estou na menopausa”. Mas, de fato, a menopausa é a data do último ciclo menstrual, que é diagnosticada clinicamente quando a mulher completa 12 meses sem menstruar.

Antes ou depois da menopausa, muitas mulheres começam a sentir os sintomas da diminuição dos hormônios, o que costuma durar em torno de 3 anos, mas pode chegar até 12 anos. Estes sintomas podem ser físicos, como as famosas ondas de calor, os suores, o envelhecimento da pele e cabelos, a secura vaginal, a diminuição da libido, o ganho de peso; e também emocionais, tais como a depressão, a irritabilidade, a insônia e a ansiedade. Mas, para ter certeza que já ocorreu o último ciclo menstrual, é importante realizar um teste que verifique o aumento do hormônio folículo estimulante (FSH), pois ele aumenta significativamente na pós-menopausa.

Quer entender mais sobre esta fase tão marcante na vida da mulher? Assista o vídeo abaixo para conhecer mais os sintomas e acompanhar as dúvidas frequentes.




Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Qual a relação da menopausa com a celulite?
Benefícios do ômega 3 para os sintomas da menopausa

ÚLTIMAS