X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Saiba como proteger seu filho contra a gripe H1N1

13/06/2016

Com a chegada dos meses mais frios do ano surge a preocupação com a saúde. Ainda mais para as grávidas e para as mamães e seus recém nascidos. Alguns cuidados básicos são suficientes para prevenir-se da gripe H1N1. Tanto o H1N1 como a gripe comum são transmitidas pelo vírus influenza. Os infectologistas chamam a atenção para as possíveis complicações que o vírus H1N1 pode trazer para os recém nascidos e as grávidas.

A primeira e mais eficaz medida para evitar a gripe H1N1 é a vacinação. Este ano, o Ministério da Saúde já disponibilizou a vacina gratuitamente nos postos de saúde para crianças entre seis meses e cinco anos. Também devem receber a vacina grávidas, mães que deram à luz há até 45 dias, idosos e os profissionais de saúde. Crianças menores de seis meses, que não podem tomar a vacina, podem ficar mais protegidas com a vacinação dos adultos que vivem na casa.

Outras medidas simples para reduzir o perigo da H1N1 são intensificar as medidas de higiene, como lavar bem as mãos, pois o vírus sobrevive por duas horas ou mais em superfícies como torneiras ou telefones. Lave as mãos do seu filho especialmente antes das refeições. As mamães devem manter as mãos limpas ao cuidar do bebê. Caso não tenha água e sabão disponível, carregue um gel anti-séptico ou use lenços umedecidos.

Outras medidas importantes:

  • Evite circular com crianças pequenas em ambientes com grande aglomeração de pessoas,
  • Procure manter a criança longe de pessoas gripadas ou com suspeitas de gripe,
  • Para espirrar e tossir use um lenço de papel para cobrir a boca e nariz. Depois jogue o lenço fora. Jamais tussa ou espirre em suas mãos pois elas ficarão cobertas com o vírus,
  • Mantenha a criança bem alimentada e hidratada,
  • Capriche na amamentação, se ainda der o peito.


Conheça agora os principais sintomas da gripe:

  • Febre repentina de mais de 37,5 graus e tosse,
  • Poderá apresentar sintomas de cansaço, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares e nas articulações,
  • Em alguns casos, pode haver diarreia e dor abdominal


Se ainda ficou com dúvidas, procure seu médico ou as unidades básicas de saúde. Grávidas com suspeita de gripe devem procurar atendimento médico imediato pois recebem um tratamento específico.

ÚLTIMAS