X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Veja o que ocasiona um resultado falso positivo no teste de gravidez

17/02/2017

Apesar de ocorrer muito raramente, um resultado de teste de gravidez falso positivo é possível. Existem motivos específicos para que isso aconteça e é importante entender o que ocorre em cada uma dessas situações. Para esclarecer melhor as dúvidas que surgem por causa do resultado do teste, separamos 4 motivos pelos quais pode ocorrer um resultado falso positivo:

1. Teste feito incorretamente
Essa é a principal causa dos falsos positivos nos testes de gravidez. Algumas mulheres acabam por não ler as instruções de uso totalmente, muitas vezes por causa da ansiedade, e assim os resultados acabam sendo afetados.
Quando todas as instruções do teste são seguidas corretamente, ele tem precisão de 99,9%. Alguns detalhes na realização do teste são importantes, mas por vezes não são observados, e por isso o resultado do teste pode ser afetado.
A data de validade do produto é um dos itens que acaba passando despercebido e, caso o teste seja realizado após a data de vencimento, o resultado pode sofrer alteração.
Ainda, para garantir o resultado correto, é recomendado que se abra a embalagem apenas na hora do uso, pois a umidade do ar pode manchar o teste.
Outra situação ocorre na hora de manipular o copo coletor e o teste. Se sua mão, o teste ou o copo coletor tiverem qualquer resíduo de sabão ou detergente, isso pode ocasionar um resultado falso. É preciso atenção no manuseio do produto para garantir um resultado preciso.
Por fim, estudos apontam que uma das formas mais comuns de se obter um falso positivo é realizar o teste, aguardar o tempo de espera, verificar o resultado, descartá-lo no lixo e, após algum tempo, apanhar novamente o teste e conferir outra vez o resultado. O que antes era um resultado negativo agora se transformou num positivo. A nova linha que apareceu no teste negativo é chamada de linha inespecífica e normalmente possui uma coloração azul-acinzentada. Na verdade, nenhum teste deve ser conferido após muitas horas que tenha sido feito, muito menos após ser descartado. Caso você já tenha aguardado o tempo indicado nas instruções de uso para o resultado, mas ainda assim tem dúvidas ou sua menstruação segue atrasada, o melhor a ser feito é realizar um novo teste.

2. Medicamentos
Os testes de gravidez detectam os níveis altos de hCG (gonadotrofina coriônica) no organismo. Este hormônio é produzido quando a mulher está grávida, podendo ser detectado por dispositivos até 4 dias antes do atraso da menstruação. Porém, alguns medicamentos também podem elevar o nível de hCG no organismo da mulher e resultar num teste falso positivo. É caso de alguns tratamentos de reprodução que utilizam injeções desse hormônio para ajudar na maturação do folículo, liberação do óvulo e implantação do embrião. O ideal é aguardar pelo menos 15 dias após a injeção para realizar um teste de urina.

3. Pós-parto, pós-aborto ou perda ovular
Outra condição em que os níveis de hCG no organismo da mulher estão altos é o período após a gestação. Isso significa que os níveis de hCG demoram um tempo para baixar após um parto ou um aborto, não sendo possível realizar um teste de urina antes de 8 semanas.
Outra situação, sendo essa muito mais comum, é o caso da perda ovular. Ela ocorre quando o óvulo é fecundado, mas não se implanta no útero, o que não ocasiona uma gravidez de fato. O que acontece nesses casos é que algumas mulheres realizam o teste de gravidez e obtém um resultado positivo, mas após uns dias acabam menstruando ou obtendo um resultado negativo em um novo teste. A primeira impressão que se tem é que o primeiro teste falhou, mas na verdade o que provavelmente ocorreu foi uma perda ovular. O teste detectou o nível elevado de hCG no organismo devido a fecundação, mas por causa da falha na implantação do óvulo, a produção de HCG cessou. Esses casos ocorrem cerca de 15% das fecundações e a maioria deles passam totalmente desapercebidos, não trazendo nenhum problema a fertilidade da mulher. 

4. Doenças raras
Algumas doenças raras também podem causar um resultado falso positivo. É o caso do lúpus, que produz elevada quantidade de proteína na urina. Tanto o excesso de proteína, quanto a presença de sangue na urina podem causam um resultado impreciso. Já em outras doenças ocorre o aumento do hCG no organismo, como é o caso da deficiência de Iga, mola hidatiforme e alguns tipos de melanomas e carcinomas. Ainda, valores baixos entre 3 e 100 mui/ml de hCG podem ser encontrados em mulheres não grávidas e sem nenhum problema de saúde. Esses valores podem vir de várias fontes, mas em especial das células gonadotróficas da hipófise.

 

 

Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Teste de gravidez de farmácia: Quando e como fazer?
Resultado do teste de gravidez: 2ª linha muito clara é positivo?
Teste de gravidez: Melhor custo ou maior praticidade?

ÚLTIMAS