X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Varicocele: a principal causa da infertilidade masculina

13/04/2017

A varicocele trata-se de uma dilatação anormal das veias que drenam o sangue dos testículos. Ela ocorre devido a uma insuficiência das veias de drenagem desses vasos, o que acaba em repressão do fluxo sanguíneo e forma varizes.  Ela é encontrada predominantemente no testículo esquerdo (75 a 95%), algumas vezes em ambos (10 a 20%) e raramente no direito. O que acontece, na prática, é que o represamento de sangue ao redor dos testículos aumenta a temperatura na região genital masculina e, assim, a produção dos espermatozoides fica alterada.

Embora muitos nunca tenham ouvido falar dessa doença, ela é a principal causa da infertilidade masculina. No mundo inteiro, ela acomete 15% dos homens. Quando se trata de estatísticas relacionadas à casais inférteis, o problema acomete 35% deles.

Essa doença tem seu início na puberdade e pode ser detectada a partir dos 12 anos de idade, mas como o principal sintoma da varicocele é a própria infertilidade, normalmente ela só é percebida quando o casal começa as tentativas de ter um filho. O indicativo da varicocele ocorre quando se descobre a baixa contagem de espermatozoides, que é um dos testes feitos para detecção da infertilidade masculina. A confirmação da doença é dada por um urologista após a realização de um exame físico e de um exame de ultrassonografia dos testículos.

Existem opções para o tratamento da varicocele, como a laparoscopia e a embolização, mas atualmente indica-se prioritariamente o procedimento cirúrgico. Em todos os casos, o homem deverá monitorar a qualidade do seu esperma ao longo do tratamento, verificando uma possível melhora do quadro. Estima-se que 50% dos homens tratados recuperem seu potencial de fertilidade. Nos casos que ainda persistir a infertilidade, pode-se optar pela reprodução assistida (fertilização in vitro ou inseminação intrauterina) para obter a gestação desejada.

A visita periódica ao urologista é fundamental para diagnóstico e tratamento de doenças como a varicocele, porém essa não é uma prática comum nem na puberdade, nem na vida adulta dos homens. A maioria dos casos de infertilidade masculina pode ser prevenida pela disposição do homem realizar exames periódicos. Se você suspeita ter varicocele, procure o quanto antes um urologista. Quanto mais cedo for feito o tratamento, maiores são as chances de se ter um filho e se viver uma vida com qualidade e bem-estar.



Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Mitos e verdades sobre a fertilidade masculina
Hábitos que mantém a fertilidade masculina em alta
5 causas da infertilidade masculina

ÚLTIMAS