X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Teste de gravidez de farmácia é confiável?

28/12/2018

O teste de gravidez de farmácia é a maneira mais fácil e rápida de ter uma confirmação ou não de uma gravidez, por isso, na maioria das vezes, é a primeira escolha das futuras mamães. Mas, como ele funciona? Qual a precisão desses testes? E porque, às vezes, o resultado sai errado?

 

O teste de gravidez de farmácia detecta a presença do beta HCG (gonadotrofina coriônica humana), hormônio específico da gravidez, que é produzido pelo organismo durante a gestação pelas células que precedem a formação da placenta, por isso esse exame é usado no diagnóstico da gestação.

 

A maioria dos testes de gravidez de farmácia permeiam entre 95 a 99% de acerto, contudo, para o teste de farmácia funcionar, ele precisa ser feito cerca de 2 a 5 dias após o atraso menstrual. Mas, existem alguns produtos à venda no mercado, que são tão bons, que podem confirmar uma gravidez mesmo antes da mulher detectar o atraso da menstruação.

 

Se optar por fazer um teste de gravidez de farmácia, fique atento para algumas recomendações:

 

1-    Fique calma, o nervosismo pode atrapalhar o procedimento;

2-    Seja organizada, procure um espaço tranquilo e arrumado;

3-   Faça o teste segundo a bula, assim o procedimento alcança a porcentagem de confiabilidade indicada pelo fabricante do teste.

 

Recomenda-se que você faça o teste a partir da data prevista para o início da menstruação. No entanto, o hormônio HCG aumenta rapidamente no início da gravidez e, o Confirme Teste Plus e o Confirme Teste Compact podem ser usados até 4 dias antes do ciclo menstrual.

 

Mas, se você testou precocemente e teve o resultado negativo, é possível que esteja grávida, porém com o nível do hormônio Beta HCG ainda abaixo do padrão que indica o resultado positivo. Neste caso, recomendamos que você faça o teste novamente na data prevista para o início da menstruação.

 

Raramente um teste de farmácia apresenta um resultado falso positivo. Esse erro pode acontecer principalmente pela falta da leitura das instruções de uso, o que leva as mulheres a cometerem erros de uso que acabam afetando os resultados. Outra causa do falso positivo são os tratamentos de reprodução que utilizam injeções do hormônio Beta HCG para ajudar na maturação do folículo, liberação do óvulo e implantação do embrião. Já, quem passou por um aborto ou por uma gravidez, ainda tem esse hormônio no organismo e, por isso, recomenda-se que espere 8 semanas para realizar o teste de urina. Também, algumas doenças como lúpus produzem elevada quantidade de proteína na urina. Tanto o excesso de proteína, quanto a presença de sangue na urina podem causar um resultado impreciso.

 

A Confirme possui a linha de testes de gravidez mais completa do mercado. Além dos testes já mencionados que podem ser usados com antecedência, a linha conta também com o Confirme em Tira e o Confirme Direct para quem quer testar a partir do atraso menstrual e o Confirme Semanas para quem busca, além do resultado positivo, a confirmação de quantas semanas se passaram desde a concepção.

 

Escolha seu teste e pense positivo!

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados: