X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Que exames devo fazer quando estou tentando engravidar?

18/12/2017

A fase das tentativas é muito empolgante para a maioria dos casais. É o momento de planejar e escolher diversas coisas para a chegada do bebê. Porém, o que muitos pais acabam deixando de lado são as consultas médicas prévias à gravidez. É muito importante visitar seu médico e realizar alguns exames antes mesmo de engravidar. E para aqueles casais que estão demorando um pouco mais do que o desejado para conceber, é ainda mais indispensável realizar exames ligados à fertilidade do casal e verificar se tudo está bem. Por isso, nesse texto, vamos falar sobre os exames de fertilidade e os especialistas que podem avaliar a saúde do casal e, se preciso, iniciar algum tratamento.

Os exames básicos de fertilidade são os de sangue, ultrassom, histerossalpingografia na mulher e uma análise do sêmen (espermograma) no homem. O espermograma é bastante relevante antes de iniciar qualquer tratamento para infertilidade, pois ele determina as reais chances de que o tratamento obtenha sucesso. Também é provável que o médico peça exames pélvicos de rotina – o Papanicolaou – e verifique se existe alguma doença sexualmente transmissível (DST) na mulher ou no homem.

Dependendo do resultado dos exames de fertilidade, o ginecologista pode recomendar ao casal um tratamento para a causa da infertilidade ou apenas recomendar o coito programado. Esse último incluí o monitoramento ou indução da ovulação e orientações sobre os melhores dias para as relações sexuais do casal. Caso exista alguma anormalidade estrutural em um dos dois, o médico também irá sugerir um tratamento cirúrgico.

É possível também que o médico encaminhe o casal para um especialista em reprodução humana. Você pode optar por seguir com os tratamentos básicos do ginecologista ou seguir adiante com o especialista. Nesse caso, se a infertilidade masculina for um fator, o homem pode ser encaminhado ao andrologista, que é um urologista especializado na saúde reprodutiva do homem.

Tendo tudo isso feito, agora é necessário acatar as orientações médicas e iniciar, se necessário, os tratamentos recomendados. É importante lembrar que as chances de engravidar de um casal em tratamento para infertilidade são iguais as chances de um casal fértil. O que é essencial em todos os casos é o acompanhamento médico desde o início das tentativas e não desistir caso você demore um pouco mais para ter um bebê. Uma das chaves para a concepção é a persistência, então, continue tentando!

 


Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Com que frequência devo fazer sexo para engravidar?
10 perguntas para fazer ao especialista sobre infertilidade
O que fazer quando não se consegue engravidar?

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados: