X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Quanto tempo demora para engravidar?

18/01/2018

Tentar engravidar é um momento de grande expectativa para a maioria dos casais, que desejam engravidar o mais rápido possível. A maioria das mulheres espera engravidar em até 6 meses ou menos. Porém, de acordo com estudos recentes, 40% das mulheres entrevistadas afirmam que demoraram mais do que o esperado para ter a tão sonhada gravidez. Isso demonstra que, mais do que se imagina, muitos casais passam por períodos de tentativas e grandes expectativas sobre a gravidez.

Segundo as estatísticas, dentre os casais em idade fértil
- 20% dos casais engravidam no 1º mês;
- 40% dos casais engravidam do 2º ao 6º mês;
- 25% dos casais engravidam do 7º mês até 1 ano;
- 12% dos casais engravidam de 13º mês até 2 anos.

Como se pode ver, a expectativa de engravidar logo no primeiro mês irá frustrar 80% dos casais. E talvez seja esse o motivo de tantas mulheres afirmarem que demoraram mais do que gostariam para ter um bebê.

Porém, apesar dos dados, existem maneiras de tentar engravidar em momentos mais férteis para o casal, o que pode aumentar suas chances de concepção. Um fator comum para a espera maior por um filho é que muitos casais têm relações sexuais no momento errado. Estudos mostram que pelo menos metade dos casais que estão tentando ter um filho não sabem quais são seus dias mais férteis. Esses casais não possuem nenhum fator de infertilidade, mas estão tentando em um momento incorreto e, assim, acabam esperando mais do que gostariam para ter um filho.

É importante também lembrar que a fertilidade do casal depende tanto do homem quanto da mulher. Ambos possuem funções fundamentais para uma gestação saudável. Além disso, a infertilidade afeta de forma semelhante homens e mulheres, sendo que 40% dos casos é devido a um fator feminino, 40% recorrente de um fator masculino, e 20% não possuem uma causa definida.

Mesmo que um casal não tenha êxito nos primeiros meses de tentativas, a maioria conseguirá conceber em até 1 ano. Se você for jovem e tiver um estilo de vida saudável, suas chances de engravidar são maiores. Mulheres acima de 35 anos de idade ou que possuem hábitos prejudiciais à saúde (como tabagismo, obesidade, uso excessivo de cafeína e bebidas alcoólicas) terão sua fertilidade diminuída.

Mesmo que alguns casais (10 a 15%) possuam um diagnóstico de infertilidade, 9 a cada 10 casais conseguem engravidar naturalmente. Nos casos de infertilidade, apenas seguir tentando por mais algum tempo pode ser o suficiente para uma concepção. E mesmo se não for possível engravidar de forma natural, a medicina está repleta de tratamento, medicações, cirurgias e estudos que ajudam aqueles que precisam.

Se você está tentando engravidar há mais de 1 ano sem sucesso, deve procurar um médico e investigar sua fertilidade. Caso você tenha mais de 35 anos, procure por um médico após 6 meses. Em ambos os casos, o casal deve ir junto ao consultório, a fim de os dois façam uma bateria de exames. Dessa forma, as complicações para uma gravidez podem ser tratadas e seu sonho de engravidar ficará mais próximo de se tornar uma realidade.



Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Como identificar o dia da sua ovulação e seu período fértil
Dá pra escolher o sexo do bebê?
Com que frequência devo fazer sexo para engravidar?

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados: