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Prepare seu corpo para uma gravidez saudável

25/05/2018

Manter o corpo saudável é importante em qualquer fase da vida da mulher. Mas, quando se está planejando uma gravidez, isso se torna essencial. O organismo feminino irá passar por muitas mudanças ao longo dos 9 meses de gestação e o bebê usufruirá desse ambiente para se desenvolver de forma saudável.

Para que sua gestação seja tranquila, uma série de cuidados e adequações precisam ser feitas. As recomendações médicas e nutricionais devem ser consideradas com muita importância. As mudanças no seu dia-a-dia irão desde uma melhora em seus hábitos alimentares e prática de exercícios físicos, até banhos de sol e abandono de cigarros.

Para que seu organismo usufrua de todos benefícios dessa mudança de estilo de vida - antes, durante e depois da gravidez - é necessário que exista equilíbrio.Qualquer excesso pode ser uma armadilha aparentemente saudável, mas prejudicial para sua gestação.

Veja então abaixo quais são os hábitos que devem ser conciliados de forma moderada para aquelas que desejam engravidar em breve:

1. Movimente mais seu corpo
Para uma gravidez saudável, é altamente recomendável que seu corpo esteja próximo do ideal, com taxas adequadas para seu índice de massa corpórea, níveis de colesterol e glicemia. O condicionamento físico também é essencial para seu organismo - praticar exercícios físicos regularmente e estar ativa pode ajudar significativamente sua fertilidade e aumentar suas chances de engravidar. Além de tudo, evitar o excesso de peso irá ajudá-la a recuperar a forma física com mais facilidade após o parto.

2. Coma bem
Manter uma alimentação balanceada e saudável é primordial para a saúde em qualquer época, mas para aquelas que estão tentando engravidar é primordial. Se você deseja manter a forma antes de engravidar e manter seu corpo condicionado,o primeiro conselho é não exagerar nas comidas muito gordurosas ou calóricas.Além disso, ingerir alguns nutrientes específicos é importante. O ferro, o cálcio, as vitaminas A, B e C, além do ácido fólico, são altamente recomendados nessa fase de preparação. Opte por carnes vermelhas, feijão, couve, espinafre e laticínios. Por fim, mantenha-se hidratada prestando atenção aos dias mais quentes e evite alimentos que contenham muito sódio, o que pode causar
retenção de líquidos.

3. Melhore seus hábitos e corte os vícios
Está comprovado por diversos de estudos que a ingestão de álcool, cigarro e outras drogas causam uma série de riscos vitais, o que certamente irá comprometer a sua saúde e a do bebê. Como algumas dessas substâncias permanecem no organismo por um longo período de tempo, há chances de toxinas estarem presentes e até contribuírem para eventuais problemas durante sua gestação. Estudos revelam que filhos de mães fumantes podem ter redução do peso fetal e outros impactos perceptíveis nos recém-nascidos ou já quando crianças.

4. Se desestresse
Avida atual não costuma ser tranquila, especialmente para habitantes de grandes cidades com muito trânsito e falta de natureza em sua rotina. Para evitar que isso afete seu corpo, opte por práticas que visem seu bem-estar e saúde. Escolha de acordo com seu gosto e interesse alguma atividade como natação, dança, yoga ou meditação. Nesse caso, procure alguma atividade que não traga apenas benefícios para o seu corpo, mas também para sua mente.

5. Reveja seus medicamentos e histórico médico
Ter consciência e tomar cuidado sobre sua própria saúde é especialmente importante para quem está planejando sua gravidez. Realizar exames regulares que atestem sua imunidade, assim como ter conhecimento sobre seu histórico clínico pode ser decisivo em algum caso de infertilidade do casal. Nesses casos, médicos especialistas costumam investigar a saúde do casal como um todo e obter informação sobre a reserva de óvulos, qualidade e quantidade de espermatozoides, e outras informações sobre características hormonais e fisiológicas. Também, para qualquer casal, algumas vacinas e remédios são recomendados ou não durante o período de tentativas. Isso tudo porque seu corpo deve ser o ambiente ideal para iniciar uma nova vida.

É essencial manter tais cuidados durante todo período de tentativas e também durante a gestação, sempre realizando o pré-natal durante a gestação. Isso refletirá de forma positiva no desenvolvimento e crescimento de seu filho, podendo fazê-lo mais inteligente e saudável.

E para saber mais sobre o assunto, separamos um vídeo que traz diversas dicas práticas de como se preparar de forma saudável para gravidez. Confira!



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