X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Como organizar a rotina de sono do seu bebê

30/11/2018

Se você tem um bebê recém-nascido, deve estar sedenta por informações que possam ajudá-la a superar todos os desafios dos primeiros meses de vida do pequeno bebê. Com certeza, esta é uma fase maravilhosa que enche de alegria a vida de toda a família, mas junto com ela também vem muito esforço e uma nova rotina. Isso mesmo, a ROTINA! Essa é uma das palavras-chaves quando buscamos trazer o sentimento de segurança e conforto para os bebês.

 

Muitos estudos apontam que estabelecer rotinas e horários ajudam o bebê a evitar ”surpresas”, assim, seu delicado sistema orgânico funciona melhor quando eles comem, dormem e brincam no mesmo horário todos os dias e na mesma ordem. Tracy Hogg, a famosa escritora do livro “Encantadora de Bebês”, dá um exemplo de rotina que diz que, na refeição das 5 ou 6 horas da tarde, o bebê mama ou toma a mamadeira em seu quarto ou, pelo menos, em um canto silencioso da casa, reservado para as mamadas, um canto afastado dos odores da cozinha, da música em volume alto e da agitação de outras crianças. Depois é a fase da atividade, que, à tarde, corresponde ao banho. O banho deve ser dado da mesma maneira todos os dias. Já estando o bebê com o pijama, finalmente chega a hora de dormir; então, apagamos as luzes do quarto e colocamos uma música suave.

 

Tracy diz que ao traçar um plano simples, o bebê sabe o que virá depois, assim como todo mundo. Isso significa que a mamãe e o papai também podem planejar sua própria vida e que os irmãos não serão colocados em segundo plano. Mas não ache que será fácil, as primeiras semanas de uma rotina estruturada podem ser bem difíceis, exigem tempo e paciência. Anote tudo em um diário de rotina do bebê durante as seis primeiras semanas, hoje em dia tem muitos aplicativos para facilitar essa etapa.

 

E o que fazer quando o bebê cochila durante a mamada?

O ideal é tentar desencadear o reflexo de sucção, segue três técnicas que podem funcionar:

 

·             Esfregue suavemente seu polegar na palma da mão dele, em movimentos circulares;

·             Acaricie as costas ou o braço dele;

·             Corra os dedos pela coluna vertebral.   

 

Na primeira semana de vida, os bebês podem chegar a dormir 20 horas por dia. Enquanto o bebê dorme, seu cérebro fica ocupado com a produção de novas células, necessárias para o desenvolvimento mental, físico e emocional. Os bebês que dormem bem, comem bem, brincam bem, têm mais resistência e interagem melhor com as pessoas que estão a seu redor. 

 

Onde é o melhor lugar para o bebê dormir? Isso influencia no sono do bebê? Tem problema dormir com o bebê na sua cama?

 

São tantas as dúvidas, não é verdade? Mas, o ideal é que o bebê durma no seu berço desde recém-nascido, preferencialmente, no quarto dos pais para que fique mais fácil o cuidado que se deve ter com possíveis sufocamentos e engasgos. Os médicos mais cautelosos indicam que o bebê pode dormir sozinho no seu quarto apenas após o primeiro ano de vida.

 

Faça o diário de rotina de sono durante quatro dias, começando pela manhã, anote a hora em que ele acorda e registe todos os horários de soneca que tira durante o dia; anote a hora em que ele adormece e a hora em que acorda no meio da noite, assim você começará a identificar os três estágios do sono dos bebês:

 

Estágio1- A Janela: Demonstra cansaço bocejando e exibindo outros sinais de fadiga. Ao terceiro bocejo, coloque-o para dormir. Se você perder essa oportunidade, ele começará a chorar, em vez de passar para o próximo estágio. 

 

Estágio 2 - A Zona de Sombra: O olhar fixo e concentrado que dura cerca de três ou quatro minutos. Os olhos dele estão abertos, mas, na realidade, ele não está vendo nada.

 

Estágio 3 - O Relaxamento: O bebê fecha os olhos e a cabeça pende para a frente ou para os lados. Quando parece ter adormecido, os olhos se abrem repentinamente e a cabeça pende para trás, sacudindo todo o corpo. Então, ele fecha os olhos de novo e repete o processo por cerca de três ou cinco minutos e finalmente mergulha no mundo dos sonhos. Às vezes o bebê fica um pouco irrequieto antes de relaxar, não se assuste.

 

Maioria dos problemas de sono do bebê tem origem de algumas ações como:

·             Dorme amamentando;

·             Dorme andando com ele no colo;  

·             Dorme embalado;

·             Dorme no colo do adulto;

·             Geme dormindo e os pais interferem no sono.

 

Calcule a quantidade de sono de seu bebê usando seu diário de anotações como base e veja se ele tem dormido a quantidade adequada por idade. Lembre-se que cada bebê é único e, por isso, a quantidade de horas de sono pode variar entre 2 horas a mais ou a menos. Normalmente, um bebê recém-nascido dorme 8 horas à noite e mais 9 horas de várias sonecas diárias, totalizando 17 horas de sono. Por volta dos 3 meses de vida, o bebê passa a dormir 9 horas à noite mais 6 horas divididas em 3 sonecas, somando 16 horas de sono. Com meio ano de vida o bebê diminui uma hora de soneca. Aos 9 meses o bebê pode dormir até 11 horas à noite e reduzir para 2 sonecas de 1 hora e meia ao dia. Quando o bebê completa um ano, o ideal é que ele durma 11 horas à noite até seus dois anos, após isso este tempo diminui em meia hora. Com um ano, o bebê faz 2 sonecas de um pouco mais de uma hora cada e com dois anos reduz para uma soneca por dia de duas horas. Aos três anos a criança passa a dormir 12 horas por dia, sendo divididas em 10 horas e meia à noite e uma soneca de uma hora e meia à tarde.

 

Então, atenção a rotina de sono do seu bebê, tenha paciência, identifique os estágios do sono e boa sorte!

 

O vídeo “MEU BEBÊ SÓ DORME NO PEITO: E AGORA? DICAS DE COMO MUDAR O HÁBITO”, do @macetesdemãe tem muito mais informações referente aos bebês que já têm uma “má rotina” de sono e como melhorá-las!

 

 


Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:


PRIMEIRAS PAPINHAS DO BEBÊ


DAR COLO OU DEIXAR CHORAR?


COMO ALIVIAR O CALOR DO BEBÊ DURANTE O VERÃO?

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados: