X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

O que fazer quando não se consegue engravidar?

24/11/2017

Quando um casal decide ter filhos, começam imediatamente a se preparar para chegada do bebê. No entanto, como a gravidez é um acontecimento biológico, nem sempre o organismo corresponde tão rapidamente às tentativas, gerando assim um enorme desconforto emocional que envolve ansiedade, frustração e expectativas.

Mas, em muitos casos, para conseguir engravidar é preciso persistência e paciência - pelo menos é o que apontam sérios estudos realizados na Austrália sobre o assunto. Nesses estudos, foram analisados casais em que os homens produziam espermatozoides de boa qualidade e quantidade, e as mulheres tinham até 36 anos, ovulavam regularmente e não tinham tubas uterinas obstruídas, mas que estavam tentando engravidar há mais de 1 ano. Ou seja, esses casais possuíam o diagnóstico de infertilidade sem causa aparente.

Nesses casos, o estudo mostrou que quase metade das mulheres que estavam tentando engravidar acabaram tendo um bebê sem realizar nenhum tratamento de infertilidade. Essa taxa de sucesso foi semelhante àquelas que optaram pelo tratamento com hormônios ou fertilização in vitro. Com isso, os pesquisadores afirmaram que o fato de que muitas mulheres conseguirem uma concepção espontânea após insistirem por mais tempo e sem tratamentos, significa que casais que tiveram problemas para conceber ainda podem ser otimistas sobre uma gravidez. Continuar tentando é uma estratégia cientificamente correta.

Vale lembrar que, apesar de não ser necessário recorrer a um tratamento para engravidar, o acompanhamento médico é essencial desde o início das tentativas, e especialmente importante após 1 ano de tentativas para mulheres com menos de 35 anos, ou 6 meses para mulheres com mais de 35 anos. Essa recomendação se dá porque, em certas situações, a infertilidade possuí uma causa clara. Então, se houver algum problema ocorrendo no organismo do casal, poderá ser diagnosticado e tratado o quanto antes. De fato, apenas manter a constância das tentativas não será suficiente caso exista uma obstrução em suas tubas uterinas, por exemplo. Mas isso também não deve ser motivo para preocupações, visto que existem exames que detectam as possíveis causas da infertilidade e tratamentos para cada caso.

Ainda assim, o ponto mais positivo da pesquisa realizada na Austrália é que, em todos os casos, manter a positividade e não desistir é uma chave para o sucesso! Se você está tentando engravidar há algum tempo e não conseguiu ainda engravidar, converse com seu parceiro a respeito dessas estatísticas e tentem mais um pouco. Com orientação médica, esperança e persistência é possível realizar o sonho de ter um bebê – e ele certamente virá no momento certo.

 

Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Preparando-se para a gravidez: 7 cuidados que o casal deve ter antes da gestação
Com que frequência devo fazer sexo para engravidar?
Como identificar o dia da sua ovulação e seu período fértil

ÚLTIMAS