X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Veja o que fazer quando se tem baixa contagem de espermatozoides

17/08/2017

Um homem fértil possui entre 15 e 150 milhões de espermatozoides por mililitro de esperma. Uma contagem inferior a 15 milhões diminui consideravelmente as chances de um homem conseguir engravidar sua parceira.

A baixa contagem de espermatozoides é o sintoma mais comum da infertilidade masculina e ela deriva de diversas causas. Quando detectada, um médico deve avaliar e investigar suas causas a fim de realizar os tratamentos disponíveis. Mas apesar das chances do casal conceber serem diminuídas com a baixa contagem, isso não significa que não seja possível. O que acontece na prática é que será necessário algum tempo há mais de tentativas.

Depois que um homem descobre sua baixa contagem de espermatozoides, é importante que ele escute e acate aos conselhos médicos que receberá. Existem diversos tratamentos que, quando seguidos integralmente, podem melhorar a qualidade de vida do casal por aumentar as suas chances de concepção.

Dentre os conselhos médicos, alguns poderão parecer sem muita importância para o tratamento e a tendência natural será deixá-los de lado. Porém, por mais simples que sejam, esses conselhos são essenciais e podem ajudar significativamente na melhora do quadro.

Por mais simples que pareça, uma das variantes mais importantes num tratamento de saúde são os hábitos. Maus hábitos podem estar minando sua contagem de esperma. É importantíssimo deixar de fumar cigarros, usar drogas, injetar anabolizantes e tomar bebidas alcoólicas. Além disso, comer excessivamente pode causar obesidade e isso acarretará na diminuição da produção de novos espermatozoides. Também, praticar exercícios físicos moderadamente irá contribuir para fabricação de hormônios e, assim, de espermatozoides em quantidade.

Outro fator que deve ser considerado é a temperatura da região pélvica. É importante que o homem evite ambientes abafados e objetos muito quentes próximos à genitália. Banhos muito quentes e saunas também podem ser prejudiciais. De fato, o excesso de calor mata os espermatozoides quando eles ainda estão dentro do corpo. Para que sua contagem de esperma melhore, tente manter a região em temperaturas amenas.

Dentre os alimentos que melhoram a contagem de esperma, é aconselhável que você consuma carnes, ovos, iogurte, aveia, milho, frutos do mar, sementes de abóbora e peru. Isso porque esses alimentos são fonte de zinco, um nutriente que favorece o aumento de espermatozoides no homem. Aposte também em uma dieta rica e equilibrada, com uma grande quantidade de antioxidantes (como a vitamina C) que irão combater os radicais livres. Assim, seu organismo estará saudável para produção de espermatozoides saudáveis também. Aqui vale lembrar: manter o corpo equilibrado e saudável é o primeiro passo para uma tentativa bem-sucedida.

 

Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Fertilidade masculina: agora você mesmo pode testar!
Qual a diferença entre fertilidade, infertilidade e esterilidade?
Hábitos que mantém a fertilidade masculina em alta

ÚLTIMAS