X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Como usar a linguagem de sinais para se comunicar com seu bebê

08/01/2018

A linguagem dos sinais para bebês, pouco difundida no Brasil, surgiu nos EUA nos anos 80 graças ao trabalho do Dr. Joseph García, especialista em Desenvolvimento Infantil, e duas professoras, Linda Acredolo e Susan Goodwyn. O Dr. García percebeu que os bebês de pais surdos-mudos podiam se comunicar mais facilmente do que aqueles com pais que ouviam. Por volta dos 9 meses, esses bebês já utilizavam linguagem de sinais para se comunicar, enquanto bebês na mesma idade de pais que ouviam não podiam se expressar. Joseph observou que esses bebês aparentavam ser menos exigentes, já que podiam se expressar melhor.

Com isso, surgiu a iniciativa do Dr. García de estudar sobre os benefícios da linguagem de sinais para pais que ouviam. Sua pesquisa com 17 famílias revelou que os bebês podiam aprender os sinais muito facilmente, pois desenvolviam rapidamente o manejo das mãos. Assim, surgiu o “Baby Sings” ou“Sinais para Bebês”. O médico publicou sua pesquisa em 1987 e posteriormente escreveu “O Guia Completo dos Sinais do Bebê”, baseado na realização de sinais intuitivos.

Atualmente, a linguagem de sinais para bebês é uma ferramenta que pode ser utilizada por pais e educadores para facilitar a comunicação com as crianças. A principal razão pela qual sinalizar com os bebês é benéfico é porque reduz a frustração de ambas as partes. Bebês são capazes de fazer sinais gestuais simples muito antes de terem capacidade de falar. Com isso, você ajuda o bebê a expressar suas necessidades e suas emoções a partir do momento que possui memorização e coordenação motora adequadas -  em torno dos 6 ou 9 meses. Esse estímulo pode fazer com que as crianças tenham um ganho de vocabulário e comecem a falar mais precocemente, além de proporcionar um estímulo novo para o desenvolvimento físico e mental da criança.

Outros benefícios da linguagem de sinais para bebês são:
- Aumenta os níveis de concentração do bebê;
- Desenvolve sua personalidade;
- Ensina a criança a gesticular;
- Propicia a leitura;
- Fortalece as habilidades verbais;
- Desenvolve a autoestima do bebê;
- Promove vocabulário;
- Desperta a consciência das necessidades;
- Desenvolve a inteligência;
- Contribui para um maior vínculo afetivo.

Para saber mais sobre esse assunto, confira o vídeo abaixo onde você aprende os sinais e como ensiná-los para o bebê:



Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:
Saiba como proteger seu filho contra a gripe H1N1
Como aliviar o calor do bebê durante o verão

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados: