X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Como lidar com a descoberta da infertilidade e vencê-la

15/05/2018

Sabemos que a infertilidade é emocionalmente difícil de encarar e que essa condição necessita de acompanhamento médico. Muitas vezes, casais inférteis tem vergonha de admitir esse problema, visto que a pressão da família e sociedade para se ter filhos é muito grande, e não conseguir isso pode ser considerado como um fracasso. Por conta disso, o tratamento e acolhimento emocional necessários podem ser postergados e a dor pela espera de uma gestação pode crescer.

Mas, apesar disso, a luta para vencer a infertilidade apresenta resultados muito significativos. Quando se lida com a situação de uma forma mais equilibrada, as proporções do problema se tornam menores.

Superar a infertilidade leva tempo e requer paciência, mas é possível. Para isso, algumas atitudes podem ajudar a trilhar o caminho do sucesso. Dentre muitos conselhos médicos, separamos 7 dicas de como você pode lidar com a infertilidade e vencer esse problema. Veja.

1. Não se culpe
Tente não ficar irritado consigo mesmo. Esse tipo de pensamento só tornará as coisas piores. Esse é um problema que não foi causado por você e tem tratamento adequado.

2. Admita a dificuldade
Ter dificuldades para engravidar pode representar uma das fases mais difíceis da vida de um casal, e por isso é perfeitamente compreensível que você se sinta triste. Aceitar o que se está sentindo ajuda a suportar as emoções e a pensar de forma racional. Nesse momento de tentativas, tratamento e espera, o melhor a se fazer é se concentrar no futuro e nas coisas boas que virão quando o problema for superado.

3. Informe-se
Quando o assunto é a reprodução humana, ficar antenado é essencial. As técnicas e tratamentos médicos são constantemente atualizados e podem representar novas chances de se obter uma gestação, de formas menos invasivas. Então, quanto mais informado sobre as opções de tratamento de infertilidade você estiver, mais fácil será trilhar o caminho do método escolhido. Procure sempre ler sobre infertilidade e faça perguntas ao seu médico sobre o assunto.

4. Estabeleça seus limites
Alguns casais estão dispostos a tentar todo o possível para conseguir uma gravidez, não importa o quanto demore ou o quanto custe. Já outros, não querem nem tentar. Então, conserve com seu parceiro e estabeleçam juntos qual será o limite dessa situação. Somente o casal poderá decidir se é hora de dar uma pausa, prosseguir ou parar de tentar a gravidez.

5. Mantenha o otimismo
No meio de um tratamento médico, é preciso manter a positividade – e por outro lado, não tirar os pés do chão. Os pensamentos positivos devem te acompanhar durante essa fase, pois isso, sem dúvidas, faz diferença nos resultados. Para tanto, pergunte ao seu médico quais são as suas chances de sucesso e, assim, mantenha em mente o que pode dar certo e também o que pode não dar.

6. Seja companheiro do seu parceiro
O casal precisa estar junto nesse momento difícil e se ajudar mutuamente. Evite a armadilha de culpar o outro pela dificuldade de engravidar. Em vez disso, deixe que esse momento fortaleça seus laços e torne sua relação mais profunda. Tentam buscar, em parceria, maneiras realistas de dividir o estresse e a frustração e, assim, cheguem juntos a reta final desse desafio.

7. Procure por outros interesses
Um tratamento para infertilidade exige tempo e dedicação, além de ocupar muito a mente de uma pessoa. Por isso, é preciso deixar espaço para praticar alguma atividade ou esporte que lhe dê prazer. Procure se conhecer e entender quais são as coisas que lhe trazem satisfação e ocupe uma parte da sua rotina com isso. Isso trará benefícios emocionais e aliviarão o estresse e ansiedade.

Todo grande desafio exige esforço e persistência. Se sua escolha é ter um filho, trabalhe positivamente a seu favor, ouvindo recomendações médicas de profissionais e tomando decisões com cautela e ponderação. A tranquilidade sempre é bem-vinda e benéfica a todo processo, então mantenha-se positiva e continue tentando!

 

Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Como exercícios físicos podem ajudar a engravidar
Inhame e fertilidade: veja como esse alimento pode facilitar a gravidez
Que exames devo fazer quando estou tentando engravidar?

 

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados: