X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Como aliviar o calor do bebê durante o verão

19/12/2016

As temperaturas elevadas no verão podem ser um verdadeiro incômodo para os pequeninos. Os bebês ainda não conseguem comunicar de forma clara sua insatisfação e nem podem fazer nada para aliviar o calor. Mas se seu bebê está suado, apresentando vermelhidão ou muito irritado, é importante que algumas medidas sejam tomadas para refrescá-lo.

O primeiro detalhe importante é evitar o excesso de roupas e preferir tecidos finos e leves, tais como algodão ou malha. Bebês muito agasalhados podem ficar desidratados, além de apresentar hipertermia. Mesmo os recém-nascidos não precisam estar embrulhados em panos, visto que a temperatura do seu corpo não está abaixo da nossa. Em dias muito quentes, pode-se até mesmo deixar o bebê somente de fralda, com tanto que se evitem as correntes de ar.

Já durante a noite a temperatura costuma cair, mas esse não é um motivo para cobrir o bebê com cobertas. Apenas uma roupa mais grossa, como um macacão, é suficiente para compensar a temperatura um pouco mais baixa.

Os banhos também são uma ótima escolha para refrescar e relaxar o bebê, principalmente antes de dormir, visto que o calor tende a deixá-lo mais irritado. A temperatura da água do banho deve ser aproximada a temperatura corporal (36 ºC). Em dias muito quentes, a água pode estar um pouco mais morna (entre 30 e 32 ºC), mas sempre observe a reação do bebê ao ser colocado na água, verificando se está de seu agrado ou não. Quando ele é recém-nascido, o sabonete deve ser usado somente em 1 dos banhos do dia para não irritar sua pele sensível.

A temperatura do ambiente também deve ser considerada. O quarto não deve estar nem quente, nem frio - o ideal é a temperatura em torno de 25 ºC. Se você for usar o ar-condicionado, cuidado com o ressecamento das vias aéreas do bebê. Nesse caso, o uso de um umidificador de ar é uma boa pedida. Quando for usado o ventilador, ele deve ser posicionado de maneira que o vento não atinja diretamente o bebê. 

Por fim, não se esqueça da hidratação de seu bebê. Uma forma de mantê-lo bem hidratado é amamentá-lo sempre que ele pedir. No leite materno está tudo que é necessário para nutrir e hidratar o bebê. Antes dos 6 meses, não se deve dar nenhum outro alimento ou líquido ao bebê. Acima dessa idade, deve-se, além do leite materno, dar bastante água e frutas em temperatura fresca. 


ÚLTIMAS