X
X

NEWSLETTER

Cadastre seus interesses e receba apenas os assuntos relacionados:

X
Nº de dias antes do ciclo menstrual % de amostras de mulheres grávidas que obtiveram resultados Positivos
1º Dia 98%
2º Dia 97%
3º Dia 88%
4º Dia 56%

Blog

Novembro Azul: Combate ao câncer de próstata

01/11/2016

O mês de Novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Neste mês, no dia 17, é marcado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O câncer de próstata é comum, sendo o 6º mais frequente no mundo e o 2º que mais acomete homens. A maioria dos casos ocorre em indivíduos com mais de 65 anos de idade, mas os cuidados dos homens com sua saúde devem começar cedo.

 A próstata é uma glândula do homem que produz cerca de 70% do sêmen, representando um papel fundamental na fertilidade masculina. Ela está localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto, o que envolve a porção inicial da uretra (tubo pelo qual a urina é eliminada).

Segundo a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia, a partir dos 45 anos os homens devem procurar um posto de saúde para realizar os exames de próstata anualmente. Os exames realizados são o toque retal e a dosagem sérica do PSA (antígeno prostático específico) no sangue. Caso estes apresentem alguma alteração, é realizada a ultrassonografia transretal com biópsia da próstata para verificar a presença ou não da doença.

A doença não tem prevenção, no entanto, seu diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo. Quando diagnosticado e tratado no início, o câncer de próstata pode ser combatido. Por isso a importância de conscientizar os homens para que se cuidem e observem sua saúde.



Quer saber mais? Acompanhe os temas relacionados:

Fertilidade masculina: agora você mesmo pode testar!
Hábitos que mantém a fertilidade masculina em alta
5 causas da infertilidade masculina

ÚLTIMAS